sábado, 12 de outubro de 2013

Proteína é proteína, só muda o "tamanho".

        As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Para começo de conversa, o papel central das proteínas está no fato de a informação genética ser expressa em proteínas.

        Para cada proteína existe um gene que codifica uma sequência específica de aminoácidos. 
        Em cada célula existem vários tipos de proteínas, cada uma cumprindo uma função específica. As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.

                                                                        ***************************

É muito interessante saber que toda essa variedade de proteínas é formada pelo mesmo grupo de 20 aminoácidos.
      O peso molecular também varia muito de acordo com a proteína, que pode ser de 10.000 (proteínas pequenas) a mais de 106.000 (proteínas com muitas subunidades ou com longas cadeias polipeptídicas).
      As proteínas que possuem apenas aminoácidos em sua fórmula são chamadas de proteínas simples. As proteínas que contêm outros elementos químicos são chamadas de proteínas conjugadas.
      ... proteínas que contêm lipídios são chamadas de lipoproteínas, proteínas que contêm açúcares são chamadas de glicoproteínas, etc.

As proteínas são necessárias para formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células e devem corresponder a 15% do valor calórico total consumido diariamente. Pois saiba que os cuidados em relação ao consumo de carnes não devem excluí-las totalmente do cardápio. Em contrapartida, há também diversos alimentos, boas fontes de proteínas vindas de cereais e frutas, que fornecem ao organismo as chamadas proteínas completas, fontes dos aminoácidos essenciais ao corpo.

...sopa tipo missô, coco, arroz integral, quinoa, beterraba, ervilhas, pasta de amendoim, abacate, aveia, grão de bico e o nosso bom e velho feijão!!!




*fonte info-escola   (Pesquisa inspirada pelo meu amigo Beto Linck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário